quarta-feira, 22 de julho de 2015

Ouroborus mãe de todos nós

Mariana MARcassa ou Diana vc nao acredita o que encontrei no centro de goiania do rio meia ponte: a grande serpente sempre presente mas, agora,  transmutada ou seja: colorida e nao mais monocromatica,,..,
a grande serpente era um sonho que  era minha doença, motivo pelo qual procurei o saudoso curador Carlos Lima Melo, o qual curou-se desse terrivel sonho: imagina só vc sonhar com a grande serpente, acordar e continuar vendo-a sobre sua cama como se dissesse e dizia: mexa-se! e, o pior, com um ton de sadismo p= um sorriso no rosto...
um sonho que eh transmitido por gens,,,uma doença hereditaria: o meu pai sofre do mesmo sonho,,..deste sonho o saudoso curador carlos lima melo salvou me..,,mas vieram outros sonhos q me deixavam a flor da pele como o sonho desta noite depois que expulsei  o filho de OOOOOO;....o ou FE******, tanto fez...;..fé ou fidelidade canina, tanto faz.....

****** FE, sigla para Filho de Exum ou Ogum ou Sao Jorge...



Posts relacionados

Ouroboros



A Ouroboros ou Oroboro é uma criatura mitológica, uma serpente que engole a própria cauda formando um círculo e que simboliza o ciclo da vida, o infinito, a mudança, o tempo, a evolução, a fecundação, o nascimento, a morte, a ressurreição, a criação, a destruição, a renovação. Muitas vezes, esse símbolo antigo está associado à criação do Universo.

Origem

O significado da palavra ouroboros, de origem grega, é “devorador de cauda”. O mesmo resulta da junção das palavras oura, que significa “cauda”, e boros, que significa “comer” ou “devorar”.

Significado Místico

Figura mitológica e, muitas vezes, religiosa, o Ouroboros está presente em muitos textos antigos do Egito, da Grécia, da Índia, do Japão e é encontrado também na cultura dos astecas, em que o Deus-serpente, conhecido como a Serpiente Emplumada ou Quetzálcoatl surge mordendo a própria cauda.
No geral, Ouroboros faz referência à criação do Universo e pode simbolizar a continuidade, o eterno-retorno e o renascimento na Terra.
É também um símbolo maçônico. Para os maçons, ele representa eternidade e renovação, amor e sabedoria e é encontrado decorando as fachadas dos seus templos, tal como o esquadro e o compasso.
No Budismo, o Ouroboros simboliza o olhar para si como forma de evoluir espiritualmente, marcado pela ausência de início e fim. Por sua vez, na Alquimia é usado como um norteador das estações do ano, dos céus, a partir da representação da serpente que devora a própria cauda, simbolizando, dessa forma, a energia cíclica da vida, a unidade primordial, a totalidade do mundo.
Ademais, Ouroboros é o símbolo do Deus Romano Janus (Deus do início, das entradas e das escolhas); da serpente bíblica do Jardim do Éden; do símbolo chinês do Ying e Yang; e na mitologia nórdica a serpente, Jörmungandr.
Saiba mais em Símbolos Nórdicos.
Em muitas religiões africanas, a serpente representa uma figura sagrada e Ouroboros faz referência ao semideus Aidophedo, aquele que morde a própria cauda. Na Índia, Ouroboros é representado pelo dragão circulando a tartaruga que suporta os quatro elefantes que seguram o mundo, simbolizando a força da criação.
No yoga o Ouroboros representa a energia Kundalini, ou seja, o poder divino. No gnosticismo, esta cobra simboliza a alma do mundo bem como a eternidade.
Leia também:

O que é o Ouroboros:

OuroborosOuroboros é um símbolo místico que representa o conceito da eternidade, através da figura de uma serpente (ou dragão) que morde a própria cauda.
Com base na semiótica, a representação circular do ouroboros simboliza a constante evolução e movimento da vida, além de outros significados como a autofecundação, a ressurreição, a criação, a destruição e a renovação.
Etimologicamente, a palavra ouroboros se originou a partir da junção dos termos gregos ourá, que significa “cauda”, e boros, que quer dizer “comer” ou “devorar”.
Também conhecido como oroboro ou uróboro, este símbolo esteve presente em diversas culturas e religiões ao longo dos séculos. Tradicionalmente, o ouroboros é usado como representação da criação do Universo e de tudo aquilo que é tido como eterno e infinito.  
Atualmente, o símbolo do ouroboros é bastante utilizado como uma opção de tatuagem, representando justamente a ideia original da renovação, da eternidade e do ciclo da vida.

Origem do Ouroboros

O primeiro registro conhecido do ouroboros está presente num texto funerário do Antigo Egito, encontrado no túmulo do imperador Tutankhamun. Para os egípcios, este símbolo era a representação da união de Ra (deus do sol) e Osiris(deus da vida, da morte e da ressurreição), significando o conceito do começo e do fim de uma era.
A criação deste símbolo estaria relacionada com a alquimia, uma ciência mística que, entre outras finalidades, buscava encontrar o “elixir da vida e da imortalidade”.
Saiba mais sobre o significado da Alquimia.
A representação da serpente do ouroboros costuma ser interpretada de forma negativa pelo cristianismo, pois este animal representa os seres infernais, de acordo com os textos canônicos.
Mas, vale ressaltar que a criação do ouroboros pertence às culturas pré-cristãs que, neste caso, atribuíam um significado positivo ao símbolo: evolução, reconstrução, fecundação e mudança.
Ao longo do tempo, o símbolo do ouroboros foi absorvido por outras culturas, religiões e doutrinas místicas, como no gnosticismo, o budismo, a maçonaria e algumas religiões africanas, por exemplo.
Mesmo estando presente em diferentes culturas e assumindo interpretações distintas, a base do seu significado consiste na ideia da criação eterna e continua.





Nenhum comentário: